JES foi nomeado por A. Neto, coordenador Nacional de combate contra o fraccionismo, foi a maior prova de confiança de Neto, foi o batismo de fogo e da perversidade do pupilo, e este esmerou-se até ao máximo para merecer a confiança do chefe e não desaponta-lo, assinou e sancionou pessoalmente muitas ordens de fuzilamento. JES teve quota parte de culpa do massacre nacional a que se seguiu após 27 de Maio de 1977 (tudo passou por ele, e deu o seu arrangement a tudo), foi no exercicio deste pleasurableébre ‘cargo’ que finalmente ganhou a confiança de A.

Valentin Varennikov, nas suas memórias, aborda também as relações familiares do dirigente angolano. “A sua vida pessoal desenvolveu-se de forma bastante mais dramática.

– In 1962 he joined the MPLA guerrillas in the sphere but his first working experience of your bush war was temporary and he still left for Moscow on the Soviet scholarship a yr later.

projeto de Construção Civil Não-Governamental, mas que não se chegou ao final, de acordo meios financeiros, por isso que eu pede um pedido para financiar o meu projecto,eu ja tenho mais de thirty anos e nao tenho nada como garantia da vida por isso que tentei pedir em vç como pai,d uma naçao grande que vç me ajuda,não me castigue,mas tem piedade de órfãos so um de orfão de pai, por isso que eu solucite-lo pessoalmente por sua ajuda papa ,,me ajuda isso que vç vai me fazer ! vai tenho salario em vç

Iniciou a sua actividade política integrando grupos clandestinos que se constituíram nos bairros suburbanos da funds, na sequência da click here criação, em 10 de Dezembro de 1956, do Movimento Well known de Libertação de Angola, MPLA.

Após a queda da União Soviética, José Eduardo dos Santos continuou a carta de alforria ter boas relações com a Rússia, abrindo as portas ao capital russo em sectores como exploração de diamantes, petróleo e gás em Angola.

Segundo Valentin Varennikov, famoso common soviético que esteve várias vezes em Angola para organizar a resistência às investidas da UNITA e da África do Sul, “dos Santos, quando jovem, estudante, destacava-se por capacidades invulgares, tinha um intelecto tenaz e vivo”.

Por isso JES, seguiu á letra a politica de ostracismo anti-patriotica e sem fundamentos, referente aos quadros no exilio, afastado injustamente pelo A. Neto, entre eles os Pintos de Andrade, se JES efectuasse uma politica de reconcialiação, ele próprio estaria literalmente ofuscado, pois aqueles eram/são os GIGANTES da história e do nacionalismo de Angola.

Depois de receber o diploma de engenheiro em 1969, José Eduardo dos Santos não regressa a Angola, ingressa num instituto militar soviético, onde se especializa em oficial de comunicações.

Então como e porque carga d’água ‘surge’ JES na liderança de um partido berço de heróis, Lutadores e intelectuais de gema? Mesmo depois do twenty five de Abril, que participação militar conhece-se de JES, para que tivesse merecido a patente de main?.. angola economia em que frente militar esteve? Que DECISIVA contribuição prestou ao MPLA e ao País?